Vou falar um pouco aqui como foi a minha saga pela cidade de Vigo - Espanha...
Primeiramente, antes de todos dizerem que estou só farrando pela Europa, rsrsrsrs, eu quero que saibam que precisei mesmo ir a Vigo. Quando saí do Brasil não aguardei até que o meu visto saísse pois eu precisava iniciar o trabalho da bolsa de estudos. Então, tive que vir para Portugal sem o visto de estudante e entrei no país como turista. Foi assim que vivi por esses dois meses rsrsrs, como um turista (literalmente). Assim, quando o visto saiu no Brasil, enviei uma carta ao Misnistro Português dos Negócios Extrangeiros e pedi que pelo amor de Deus ele liberasse o encaminhamento do visto de salvador para Vigo.
O visto não pode ser pego em portugal, eu tinha que sair do país como turista, pegar o visto fora para entrar de novo (coisas de tuga) assim, com muita misericórdia e depois de eu lhe encher o $%#& ele resolveu fazer... Quando soube que estava em vigo fui lá buscar... Tão "bunitim" ele pregado no passaporte que até ia colocar uma foto aqui pra Roberta ver, mas a Suh (amiga minha que verão nas fotos das férias desse ano) disse que podem clonar meu visto... imagina eudisley fazendo doutoramento em informática e outro fazendo mestrado em ciências políticas... Cadeira garantida no ministério das minas e energia :) kkkkkkkkk
Voltando a vigo.....
Sou um louco mesmo, saí de portugal sem ter onde ficar em vigo, os albergue que eu ligava diziam: Nosotros no tenemos más vagas para viernes... e eu: e para jueves??? tb no... tuuu tuuu tuuu tuuu... Affff
Resultado, peguei o comboio (trem) até o porto as 13:30 horário promocional! kkkkk e esperei até as 17:55 o comboio para vigo. Só pude comprar até valenca para usar meu cartao Jovem (ainda sou jovem uhuuuuu) e de valenca para vigo comprei outra passagem... nisso tudo se foram 17 euros + um sanduiche no porto. Os comboios de portugal tem um vagão que é restaurante e eu bem confiante entrei no da espanha todo feliz... quando deu fome e andei todos os vagoes não tinha nadaaaaaaa cheguei na espanha parecia um camelo de tão seco, já tinha até corcunda (ainda bem que não era paris, poderiam me chamar para o corcunda de notre dame II)
Cheguei em vigo as 22:30 e sai sem saber o que fazer... mudei a chave do meu cérebro para hablar castellano já que até aí eu não sabia gallego.... pedi ao taxi para me levar para uma regiao que tivesse muitos hostels e sai na rua de mochilão andando e procurando onde ficar... Bateu uma tristeza que eu lembrei logo de leandra borges vagando pela rua... (jerry tah morrendo de rir que eu sei) Pois pasme, eu até sambei para relembrar o momento ilustre de leandra borges.
Finalmente encontrei um albergue, 12 euros, quarto individual, banheiro compartilhado e uma mulher da bratslávia que falava: Dobro jutro o tempo todo... eu jurava que ela queria dormir junto de mim, mas infelismente, ou felismente, ela dizia bom dia em eslovaco e minha resposta sempre era. Gracias ou então 4U2... Analfaaaaaaaeudis!
Depois de me acomodar fui atrás de onde comer e me perdi nas calles de vigo... tinha prostituta(o)s em todas as esquinas e pensei até pensei em ganhar um dinheiro mas a fome falou mais alto e depois de rodar muito e não entender nada dos cardápios, optei por um hamburguer em um café. O hamburguer parecia ser meu irmão, bem, pelo menos era da minha altura! eu comi todo, a mulher olhou com um olhar de: é um buraco negro pelo amor de Deus...
Voltei para o hotel, me deitei e liguei a tv, pegavam 10 canais dos quais 5 eram pornô (Arfffff)... não dava sono e ficava pensando: Oh Dios, si muero aquí y nengun sabe donde estoy no terei uno funeral sequer (sim, é verdade, pensei em espanhol... só se aprende assim)...
No outro dia acordei as 6 e meia, tudo meio escuro ainda e eu queria chegar uma hora antes no consulado, já que não podia gastar com taxi e teria que pegar um ônibus naquela cidade assustadora (a primeira vista)... Cheguei uma hora antes do consuldo abrir tão feliz por ver a bandeira de Portugal que nunca pensei sentir isso na vida kkkkk. Então fui andar pelas ruas desertas do centro as 8 da manhã. Tirando altas fotos e parecendo um japonês.
Volto as 9 para o consulado e ainda aguardo o homem chegar as 9 e meia (depois brasileiro não trabalha) ele nem olha para mim e me manda preencher umas coisas depois de preencher ele perguntou se eu queria esperar 45 minutos ou 30 minutos... (eu mesmo me perguntei a diferença e pensando ser uma pegadinha disse 45 :x dammmmm)
Fui andar mais pela rua e vi uma C&A em promoção, mais caro que aí... andei andei e conheci muitas coisas... voltei e estava lá, meu passaporte com o visto. Parecia o graal brilhando e uma voz fazendo Ohhhhhhhhh.... peguei e saí (nisso já são 11 da manhã) vou atras de uma lanhouse para mandar email para mainha, já que no Brasil ainda eram 6 da manhã (viu como faço coisas enquanto vocês dormes bando de preguiçosos... =P). Quase não tem lan houses aqui pq o povo tem internet no celular e como o meu ainda está funcionando a lenha eu fico sem poder usar :( logo logo compro um chick!
É engraçado como as coisas aqui fora nos lembram nossos grandes amigos... as vezes eu olhava para algo e só por saber que Jerry, Roberta, Amanda, Cibele, Carol, Juninho, ou outro grande amigo iria rir, eu começava a rir e nem importava se olhassem... quando isso acontecia eu ria de novo pra eles pensarem que era deles :P êeeeee
Nesse dia pensei em voltar já que viajar sozinho é horrível... Pedi para o hotel me reenbolsar e eles disseram: Claro que sí senior! então ligo para uma amiga que finalmente diz ter amigos portugueses em Vigo. Pronto arrumei com quem sair e onde ficar.
Fui para a casa deles, ou melhor apartamentãozão e acabei saindo para tudo que era canto em vigo, até casamento... No casamento parece que eu estava vendo... era a usurpadora... Paola Bracho casava-se com Carlos Daniel enquanto uma senhora chorava assistindo... ninguém mais, ninguém menos que sua irmã gêmea Paulina. Parecia que eu era Ramom olhando tudo e fiquei tão feliz como se ele estivesse lá.
A noite de sábado os tugas e espanhóis me levam para comer coisas típicas e depois sair. Jantar: 22:00 (horario médio de janta em vigo) e as 2 ou 3 os jovens saem para a balada. Aqui é diferente de portugal, as pessoas não entram em discotecas e pagam. Os jovens ficam andando todo o centro da cidade entra em um Pub e bebe uma cerveza, saem para outro e bebem mais uma e assim vão percorrendo os bares da cidade... nessa noite conheci 6 uhuuuu haja balada hasta salsa yo encontré para bailar.
as 6 da manhã eu voltei para casa, arrumei minhas malas e fui para estação. Os novos amigos diziam: eu vou... ricard!! (soluço) te levar... (mais bebados que yo) então eu disse: claro que não vou incomodar vocês não é mesmo??? vou de taxi. fui embora para a estacao que só tinha eu e um cachorro, que felismente não me lambeu enquanto eu dormia no banco aguardando... olho a hora do comboio e a tela começa a aparecer... Despejo de memória física: 10, 9, 8... e eu penso, misericórdia imagina se o comboio na hora iventa de despejar os passageiros...
A viagem de volta foi ótima, ou pelo menos deve ter sido pois dormi até o porto. do porto dormi até aveiro ou sei lá o que... quando a mulher disse: eita coimbra eu desco aqui... eu eu dei um pulo e disse... vixe, eu tb!!!! quase que ia para lisboa hahahahahaah (que pena acordei e sem nenhum pônei :D)
Acho que isso dá para ter uma idéia da viagem.... algumas fotos estão no orkut e quem não tiver perfil me diz que mando um convite para ver as fotos. o link é esse:
http://www.orkut.com/Main#Album.aspx?uid=4310169468091667424&aid=1247997764
Dia 29 de julho viajo para Madri e fico até o dia 12 de agosto... de lá devo conhecer barcelona e algumas cidades dea frança. Vou sem rumo, se calhar vou bater em londres rsrsrsrsr)
Aqui tudo é muito seguro pessoal, não dá medo de nada. É a única coisa que não tenho saudades do Brasil, o resto morro de saudades.
Assimq ue tiver mais estórias dessa vida doida mando!!!!
Abraços e muitas saudaes de todos... não fazem idéia do quanto!
terça-feira, 21 de julho de 2009
domingo, 12 de julho de 2009
Diferenças no português
Vou manter este tópico sempre atualizado tentando escrever as principais diferenças enre palavras e situações que encontro aqui, algumas devem ser bem conhecidas, outras não.
Brasileiro -> Português (Portugal)
Modos defalar....
Vem mais por aí.....
Brasileiro -> Português (Portugal)
- Chiclete: Aqui se chama pastilha elástica
- Bala (confeito): Rebuçado
- Girador (rótula): Rotunda
- Ônibus: Autocarro
- Ponto de ônibus: Paragem
- Shopping: Centro Comercial
- Celular: Telemóvel
- Notebook: Portátil
- Banheiro: Casa de Banho ou Quarto de Banho
- Veículo: Aqui é chamado veículo ou viatura
- Dirigir Automóvel: Conduzir
- Chopp: Se for na Região norte (Porto, Braga, etc) se chama chopp mesmo, se for na região central (Coimbra, Viseu, Leiria,etc) Chama-se fino (como em espanhol) e se for na região sul (Lisboa, Cascais, etc) chama-se Imperial
- Canudo: Palha
- Arquivo de Computador: Ficheiro
Modos defalar....
- Quando se atende o telemóvel aqui se fala: Tô ou estou.
- Quando se chama alguém para "tomar uma" se fala: Vamos tomar uns copos? Estás livre para uns copos?
- Executar um software é arrancar um software
- Salvar um arquivo é guardar um arquivo, se tu falares que vais salvar um arquivo eles perguntam se ele está se afogando =P
Vem mais por aí.....
Novo blogger
Olá pessoas...
Estou criando esse blogger para falar um pouco de como estão as coisas aqui por portugal e dizer-lhes como é a vida aqui... Também tentarei sempre listar as palavras novas que vou aprendendendo para que saibam as diferenças daqui...
Decidi criar um blogger para não ter que escrever e-mails para tantos. Por isso, em homensagem aos meus amigos jornalistas, Roberta, Ramom e Jana e a pedidos de grandes amigos resolvi escrever....
Até porque até mesmo a professora Valéria manda e-mails perguntando como estou e acabei me sentindo alguém rsrsrsrsrs....
Poderei planejar também a viagem pela europa com Tati, mandy, manu e cia... né mandyyyy???????
Saudades de todos.
Abraços
Eudisley
Estou criando esse blogger para falar um pouco de como estão as coisas aqui por portugal e dizer-lhes como é a vida aqui... Também tentarei sempre listar as palavras novas que vou aprendendendo para que saibam as diferenças daqui...
Decidi criar um blogger para não ter que escrever e-mails para tantos. Por isso, em homensagem aos meus amigos jornalistas, Roberta, Ramom e Jana e a pedidos de grandes amigos resolvi escrever....
Até porque até mesmo a professora Valéria manda e-mails perguntando como estou e acabei me sentindo alguém rsrsrsrsrs....
Poderei planejar também a viagem pela europa com Tati, mandy, manu e cia... né mandyyyy???????
Saudades de todos.
Abraços
Eudisley
Assinar:
Postagens (Atom)